quinta-feira, 5 de abril de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: NÃO USO FRALDAS


Modalidade organizativa de tempo didático: Seqüência Didática
Área de formação humana: Identidade
Nome: Não uso fralda
Turma: Maternal II
Educadoras: Eli, Giseli e Marlete
Tempo estimado: Aprox. Dois meses 
 
JUSTIFICATIVA:
 
Iniciamos o ano na turma do maternal II com sete (7) crianças que ainda não passaram pelo processo do desfralde, e esse número, comparado aos anos anteriores é bem maior.
Após a análise dessa questão, decidimos elaborar essa seqüência didática onde, além de incentivarmos estas crianças a deixarem as fraldas, ainda contribuiremos para reforçar alguns hábitos de higiene para as demais, assim como o uso do papel higiênico, da descarga, lavar as mãos após ir ao banheiro, etc. 
 
OBJETIVOS:
 
Apropriar-se gradativamente de hábitos de higiene.
Perceber a necessidade de ir ao banheiro.
 
CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO:
 
Avisar aos pais e familiares das crianças que usam fralda a respeito da seqüência que será trabalhada, e solicitar o apoio e colaboração deles nesse processo, para que depois do início desse trabalho possam deixá-las sem fralda também em casa, inclusive à noite. 
 
1ª ETAPA:
 
Iniciamos com uma roda de conversa, tendo como disparador um redutor de vaso onde as crianças puderam manuseá-lo.Depois  registramos informações das crianças que ainda usam fralda, sabendo assim se elas já possuíam uma breve noção da utilização do vaso sanitário em casa. 
 
2ª ETAPA:
 
Com as crianças dispostas no cantinho da leitura, realizamos a leitura do livro: Cocô no trono e em seguida utilizamos os personagens do livro como exemplo para falarmos sobre as normas de higiene que são precisas no momento em que usamos o banheiro (usar o papel higiênico na quantidade certa, jogar esse papel no lixo e não dentro do vaso, puxar a descarga, lavar as mãos, seca-las com apenas duas folhas de papel toalha, etc.). 
 
3ª ETAPA:
 
Organizamos uma roda para apresentação das calcinhas e cuecas, fazendo a leitura dos dizeres do bumbum (não uso fraldas), penduramos as peças no varal mostrando que cada criança tinha a sua peça pendurada junto ao seu nome. 

 
 
4ª ETAPA:
 
Com as crianças em roda novamente, realizamos a entrega da calcinha/cueca para quem não usa fralda, explicando para as demais que assim que deixassem de usar fralda, também teriam a sua peça.
Cada vez que levamos alguma criança no banheiro, levamos também uma que usa fralda, mostrando como se usa o banheiro e assim a incentivando constantemente, até que deixasse de usar fralda e ganhasse autonomia para o uso do vaso sanitário e dos demais hábitos de higiene referentes a esse momento. 
 

 
AVALIAÇÃO:
 
Consideramos essa sequência didática como um trabalho de muita valia para o início de nosso ano, pois tivemos um resultado satisfatório na diminuição de crianças que usam fraldas, ao final da sequência apenas três crianças ainda continuaram com fralda, lembrando que continuaremos com o processo até que todas tenham passado pelo desfralde.
À medida que as crianças vão deixando as fraldas, organizamos novas rodas para a entrega da calcinha/cueca para as mesmas.
 
MUITO OBRIGADO!
 

 

Nenhum comentário: