sexta-feira, 20 de abril de 2012

Adaptação no Berçario I



Berçario I

Educadoras:
  • Marlene
  • Isabel
  • Vanda
Recebemos no Berçário crianças com faixa etária de três meses a um ano de idade. São crianças que estão se adaptando a um novo ambiente. Esse período varia de criança para criança: no começo ela pode estranhar o novo ambiente, por isso vamos aos poucos procurando estabelecer uma relação de segurança e  confiança.
É importante conversar sobre o que vai acontecer, passando sempre tranquilidade e assegurando à criança e os pais onde estará e o que fará em cada momento da adaptação.

• É recomendável que no primeiro dia de adaptação à criança permaneça no CMEI apenas uma hora, em média. Será estabelecido com os responsáveis o tempo de permanência de cada dia. A frequência ao CMEI é fundamental nos primeiros dias, de forma a não interromper o processo.

• Na adaptação, a criança deverá ser acompanhada pela mãe ou por outra pessoa com que tenha um bom vínculo afetivo.

O período da adaptação é o tempo de conhecer e estabelecer um vínculo afetivo com o novo ambiente, as educadoras, os amigos e a rotina. Só depois de estabelecido este vínculo é que a criança se sentirá segura e tranquila. 

No primeiro dia de adaptação com os pais, foi realizada uma dinâmica: "DINÂMICA DO FÓSFORO" no intuito de integrar o grupo e passar segurança. Cada responsável, teve que acender um fósforo, se apresentar, dizer o nome da criança e as expectativas diante do CMEI, antes que o fósforo se apagasse.
A dinâmica foi bem produtiva e divertida, conseguindo atingir nosso objetivo que era integrar o grupo.



Shantala

A Shantala é uma massagem de origem indiana própria para bebês. Foi trazida para o ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer. O objetivo maior dessa técnica milenar é ampliar os momentos de contato com a criança e fortalecer os vínculos afetivos, trabalhando a integração, troca de afeto e despertar a confiança.
Ela relaxa e acalma, aliviando as cólicas Prisões de ventre, e tem como característica fazer com que o bebê tenha lembranças dos movimentos intra-uterinos, quando o líquido amniótico que a envolvia enquanto feto, o massageava com pequenas contrações.




Nenhum comentário: