sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Berçário I

Área de formação humana: Relações Naturais

Modalidade Organizativa do Tempo: Atividade Permanente


Público Alvo: Berçário - 3 meses a 1 ano

Tempo Estimado: Três semanas, duas vezes por semana;


Justificativa


            Observamos que as crianças do berçário I demonstram interesse por brincar com elementos da natureza. Desta forma, organizamos esta atividade permanente para fazê-las experimentar alguns elementos da natureza.


Objetivo


            Experimentar elementos da natureza tais como água, argila, e folhas perfumadas como melissa e camomila.

Primeiro Momento
Em uma roda de conversa mostramos os materiais à serem utilizados, como Água, Argila, Papel, folhas, Palitos de Picolé, Copos Plásticos,e Forminhas.

Segundo Momento
Com o auxilio de recipientes, mostramos a água, tanto para observação quanto para exploração, papel crepom para que observem que a água transforma sua textura e colore.
  Isto foi feito com as crianças que já conseguem manusear sem tanta interferência do adulto enquanto as outras crianças desenvolvem outra atividade.

Terceiro Momento
Fornecemos a Argila para que explorassem sua textura, como ela é dura e fria.
  Também aconteceu com as crianças que consideramos aptas para manusear o material, enquanto as outras estavam desenvolvendo outra atividade.

Quarto Momento
No solário para que ficassem bem a vontade foi oferecida argila e água de maneira individual às crianças para que explorassem e desenvolvessem sua própria arte nos azulejo.

 Quinto Momento
E finalizando, observamos a reação das crianças ao receberem as folhas perfumadas.

Avaliação da Aprendizagem das Crianças
Iniciamos esta atividade permanente com o objetivo das crianças experimentarem os elementos da natureza. Suas reações no decorrer da atividade variaram bastante. Algumas reagiram com repulsa, mas, outras nem tanto, aceitando o que era proposto.
  Sendo assim as crianças que demonstraram no inicio, mesmo que um pequeno interesse, participaram de forma satisfatória. E com isso fora possível a realização de tal atividade. Esta atividade em si possibilita interagir, trocar experiências e partilhar significados e possibilita que as crianças tenham acesso a novos conhecimentos de forma simples e divertida.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CMEI JARDIM GABINETO UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR EM SALA DE ATIVIDADES


A utilização do computador, na sala do Pré, ficou restrita ao período da manhã, no primeiro semestre e com frequência de três vezes na semana. A professora desta turma elaborou duas sequências didáticas que previam o uso deste recurso, uma delas referente à escrita do nome próprio. Além das sequências didáticas planejadas, as crianças puderam utilizá-lo nos momentos de cantos de atividades diversificadas, sempre com auxílio da professora/educadora.
Para a utilização do computador, as crianças eram divididas em duplas e todas tiveram acesso a ele, utilizando jogos e Paint Brush. Com esta dinâmica, as crianças já conseguem manusear o mouse e teclado, digitar seus nomes e abrir janela de jogos e do programa Paint Brush, sem o auxílio da professora/educadora.
Acreditamos que para uma utilização mais efetiva e eficaz deste recurso, precisamos de profissionais capacitados que saibam elaborar bons planejamentos e explorar o computador com as crianças.
Para o segundo semestre, utilizaremos o computador com as crianças do maternal III, sob orientação da equipe desta sala, visto que há uma profissional participando do curso Kids Mart. 

Sequência Didática

Titulo: Escrita do nome

Área de formação: Linguagem escrita

Turma: Maternal III

Ano: 2011

Tempo estimado: Um mês, uma vez na semana.

Justificativa:

Essa Sequência Didática foi elaborada devido ao fato das crianças do Maternal III já terem contato com o nome escrito e a maioria já reconhecer o mesmo. Sendo assim verificou-se a necessidade de iniciar o trabalho para a escrita do nome.

Materiais necessários:
- Alfabeto Móvel, computador e impressora.

Objetivos:
- Iniciar a tentativa da escrita do nome
- Utilizar o computador (Word Pad) como recurso para escrita do nome

Metodologia:

1ª ETAPA:
Cada criança recebeu o alfabeto móvel para com o auxilio da filipeta da chamada tentar montar seu nome.







2ª ETAPA:

Cada criança recebeu seu nome para que identificassem (com auxilio das educadoras/ professora) a letra inicial no alfabeto da sala. Os nomes foram colocados no alfabeto abaixo da letra inicial que correspondia ao nome. Depois foi feita a contagem de quantas crianças começavam com a mesma letra.





3ª ETAPA:

As crianças foram divididas em pequenos grupos para irem até a sala do pré onde fica o computador do Kids Mart.
Cada criança recebeu a filipeta da chamada para digitar o seu nome e depois imprimi-lo.







4ª ETAPA:

Cada criança recebeu o nome impresso que digitou no computador para que fizessem a cópia do mesmo.








Avaliação:

Esta Sequência Didática foi produtiva, visto que as crianças participaram das atividades propostas com muito interesse principalmente na utilização do computador como recurso para escrita do nome. Algumas crianças conseguiram escrever seu nome com muita autonomia, outras apresentaram mais dificuldades, por isso daremos continuidade ao trabalho com a escrita do nome, para que as crianças consigam escrevê-lo com autonomia.