segunda-feira, 29 de abril de 2013

SEQUENCIA DIDÁTICA: " A JANELA"
TURMA: MATERNAL III
 
Iniciamos nossa sequência com a imagem de uma menina na janela e o seguinte pensamento:
" A minha visão do mundo não é a única certa e nem sei se é a correta, mas é o que eu vejo da minha janela" Carlos Colect.
Em roda conversamos sobre a imagem, o que a menina estaria fazendo ou vendo pela janela. Em seguida pensamos como são as janelas da nossa casa e o que vemos através delas. Após finalizarmos a roda de conversa fizemos um desenho de interferência, no qual havia na folha apenas uma janela, para desenharmos em volta.
Dando continuidade a sequência fomos divididos em dois grupos e tendo como referência uma lâmina do Museu na Escola, na qual havia a imagem de duas pessoas idosas na janela com várias cobetas e travesseiros, cada grupo criou uma história. Neste momento pudemos soltar nossa imaginação e gostamos muito da atividade.
Também trabalhamos com o alfabeto móvel para montar a palavra janela e percebemos que algumas das letras da palavra janela tem em nossos nomes.
Finalizando a sequência didática confeccionamos individualmente pequenas janelas que enfeitaram a porta da nossa sala. Dentro da janela estavam as frases sobre o que viamos através da janela da nossa casa.
Todo nosso trabalho foi colocado em exposição para que os pais e as demais turmas do CMEI pudessem apreciar nossas atividades.