sexta-feira, 20 de abril de 2012


Coleções itinerantes – Projeto Caixa Estante




Essa semana nosso CMEI recebeu a caixa estante da biblioteca pública do Paraná.

Este é um projeto em que a biblioteca fornece aproximadamente 90 exemplares da literatura infantil para  ficar na instituição durante quatro meses a partir da assinatura de um Termo de Compromisso.
Este projeto veio para complementar o acervo já existente no CMEI, e aguçar ainda mais o interesse das crianças pelo fantástico mundo da literatura.




Adaptação no Berçario I



Berçario I

Educadoras:
  • Marlene
  • Isabel
  • Vanda
Recebemos no Berçário crianças com faixa etária de três meses a um ano de idade. São crianças que estão se adaptando a um novo ambiente. Esse período varia de criança para criança: no começo ela pode estranhar o novo ambiente, por isso vamos aos poucos procurando estabelecer uma relação de segurança e  confiança.
É importante conversar sobre o que vai acontecer, passando sempre tranquilidade e assegurando à criança e os pais onde estará e o que fará em cada momento da adaptação.

• É recomendável que no primeiro dia de adaptação à criança permaneça no CMEI apenas uma hora, em média. Será estabelecido com os responsáveis o tempo de permanência de cada dia. A frequência ao CMEI é fundamental nos primeiros dias, de forma a não interromper o processo.

• Na adaptação, a criança deverá ser acompanhada pela mãe ou por outra pessoa com que tenha um bom vínculo afetivo.

O período da adaptação é o tempo de conhecer e estabelecer um vínculo afetivo com o novo ambiente, as educadoras, os amigos e a rotina. Só depois de estabelecido este vínculo é que a criança se sentirá segura e tranquila. 

No primeiro dia de adaptação com os pais, foi realizada uma dinâmica: "DINÂMICA DO FÓSFORO" no intuito de integrar o grupo e passar segurança. Cada responsável, teve que acender um fósforo, se apresentar, dizer o nome da criança e as expectativas diante do CMEI, antes que o fósforo se apagasse.
A dinâmica foi bem produtiva e divertida, conseguindo atingir nosso objetivo que era integrar o grupo.



Shantala

A Shantala é uma massagem de origem indiana própria para bebês. Foi trazida para o ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer. O objetivo maior dessa técnica milenar é ampliar os momentos de contato com a criança e fortalecer os vínculos afetivos, trabalhando a integração, troca de afeto e despertar a confiança.
Ela relaxa e acalma, aliviando as cólicas Prisões de ventre, e tem como característica fazer com que o bebê tenha lembranças dos movimentos intra-uterinos, quando o líquido amniótico que a envolvia enquanto feto, o massageava com pequenas contrações.




quinta-feira, 19 de abril de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA- ARTES VISUAIS (PRÉ)


SEQUÊNCIA DIDÁTICA : A MULHER COM GUARDA CHUVA. 

ÁREA DO CONHECIMENTO: ARTES VISUAIS 

OBJETIVOS: 

·         IDENTIFICAR AS DIFERENTES PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, COMO DESENHO, PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA, ENTRE OUTRAS.


·         MANUSEAR E EXPLORAR SUPORTES VARIADOS E DISPONIBILIZADOS EM DIFERENTES PLANOS, TEXTURAS E ESPAÇOS.
 

METODOLOGIA. 

PRIMEIRA ETAPA.         
            Nesta etapa, foi apresentado para as crianças em uma roda dirigida a imagem da obra “ A mulher com guarda chuva” de Claude Monet.
            As crianças ficaram livres para relatarem as impressões que estavam tendo da obra.
            Em seguida as crianças realizaram um desenho com interferência, fazendo a leitura da mesma.















SEGUNDA ETAPA.          
            Nesta etapa as crianças receberam pedaços de papel laminado para pintarem com cola colorida. Em outro momento foi proposto um mosaico na sombrinha, aonde cada criança teve a oportunidade de colar os seus pedaços de papel laminado na mesma.









CALENDÁRIO INDIVIDUAL - TURMA DO PRÉ


Este ano na turma do Pré foi lançada uma nova proposta para trabalhar o calendário com as crianças. Além de trabalhar com o calendário coletivo como eles já estavam acostumados, iniciamos o trabalho com um calendário individual.
Foi impresso um calendário para cada criança e pedimos a colaboração dos pais para que os mesmos fossem encadernados, para ter uma durabilidade maior, pois o material é de uso diário.
Todos os dias apos trabalharmos o calendário coletivamente dividimos a turma em pequenos grupos, os quais realizam o registro individualmente do dia através de desenho ou numeral.
Percebemos que através do calendário individual as crianças estão tendo uma melhor noção do tempo, dos dias da semana e dos meses. Com esse trabalho as crianças também estão reconhecendo os números e sua sequência.












quinta-feira, 5 de abril de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: NÃO USO FRALDAS


Modalidade organizativa de tempo didático: Seqüência Didática
Área de formação humana: Identidade
Nome: Não uso fralda
Turma: Maternal II
Educadoras: Eli, Giseli e Marlete
Tempo estimado: Aprox. Dois meses 
 
JUSTIFICATIVA:
 
Iniciamos o ano na turma do maternal II com sete (7) crianças que ainda não passaram pelo processo do desfralde, e esse número, comparado aos anos anteriores é bem maior.
Após a análise dessa questão, decidimos elaborar essa seqüência didática onde, além de incentivarmos estas crianças a deixarem as fraldas, ainda contribuiremos para reforçar alguns hábitos de higiene para as demais, assim como o uso do papel higiênico, da descarga, lavar as mãos após ir ao banheiro, etc. 
 
OBJETIVOS:
 
Apropriar-se gradativamente de hábitos de higiene.
Perceber a necessidade de ir ao banheiro.
 
CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO:
 
Avisar aos pais e familiares das crianças que usam fralda a respeito da seqüência que será trabalhada, e solicitar o apoio e colaboração deles nesse processo, para que depois do início desse trabalho possam deixá-las sem fralda também em casa, inclusive à noite. 
 
1ª ETAPA:
 
Iniciamos com uma roda de conversa, tendo como disparador um redutor de vaso onde as crianças puderam manuseá-lo.Depois  registramos informações das crianças que ainda usam fralda, sabendo assim se elas já possuíam uma breve noção da utilização do vaso sanitário em casa. 
 
2ª ETAPA:
 
Com as crianças dispostas no cantinho da leitura, realizamos a leitura do livro: Cocô no trono e em seguida utilizamos os personagens do livro como exemplo para falarmos sobre as normas de higiene que são precisas no momento em que usamos o banheiro (usar o papel higiênico na quantidade certa, jogar esse papel no lixo e não dentro do vaso, puxar a descarga, lavar as mãos, seca-las com apenas duas folhas de papel toalha, etc.). 
 
3ª ETAPA:
 
Organizamos uma roda para apresentação das calcinhas e cuecas, fazendo a leitura dos dizeres do bumbum (não uso fraldas), penduramos as peças no varal mostrando que cada criança tinha a sua peça pendurada junto ao seu nome. 

 
 
4ª ETAPA:
 
Com as crianças em roda novamente, realizamos a entrega da calcinha/cueca para quem não usa fralda, explicando para as demais que assim que deixassem de usar fralda, também teriam a sua peça.
Cada vez que levamos alguma criança no banheiro, levamos também uma que usa fralda, mostrando como se usa o banheiro e assim a incentivando constantemente, até que deixasse de usar fralda e ganhasse autonomia para o uso do vaso sanitário e dos demais hábitos de higiene referentes a esse momento. 
 

 
AVALIAÇÃO:
 
Consideramos essa sequência didática como um trabalho de muita valia para o início de nosso ano, pois tivemos um resultado satisfatório na diminuição de crianças que usam fraldas, ao final da sequência apenas três crianças ainda continuaram com fralda, lembrando que continuaremos com o processo até que todas tenham passado pelo desfralde.
À medida que as crianças vão deixando as fraldas, organizamos novas rodas para a entrega da calcinha/cueca para as mesmas.
 
MUITO OBRIGADO!