quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CMEI JARDIM GABINETO UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR EM SALA DE ATIVIDADES


A utilização do computador, na sala do Pré, ficou restrita ao período da manhã, no primeiro semestre e com frequência de três vezes na semana. A professora desta turma elaborou duas sequências didáticas que previam o uso deste recurso, uma delas referente à escrita do nome próprio. Além das sequências didáticas planejadas, as crianças puderam utilizá-lo nos momentos de cantos de atividades diversificadas, sempre com auxílio da professora/educadora.
Para a utilização do computador, as crianças eram divididas em duplas e todas tiveram acesso a ele, utilizando jogos e Paint Brush. Com esta dinâmica, as crianças já conseguem manusear o mouse e teclado, digitar seus nomes e abrir janela de jogos e do programa Paint Brush, sem o auxílio da professora/educadora.
Acreditamos que para uma utilização mais efetiva e eficaz deste recurso, precisamos de profissionais capacitados que saibam elaborar bons planejamentos e explorar o computador com as crianças.
Para o segundo semestre, utilizaremos o computador com as crianças do maternal III, sob orientação da equipe desta sala, visto que há uma profissional participando do curso Kids Mart. 

Sequência Didática

Titulo: Escrita do nome

Área de formação: Linguagem escrita

Turma: Maternal III

Ano: 2011

Tempo estimado: Um mês, uma vez na semana.

Justificativa:

Essa Sequência Didática foi elaborada devido ao fato das crianças do Maternal III já terem contato com o nome escrito e a maioria já reconhecer o mesmo. Sendo assim verificou-se a necessidade de iniciar o trabalho para a escrita do nome.

Materiais necessários:
- Alfabeto Móvel, computador e impressora.

Objetivos:
- Iniciar a tentativa da escrita do nome
- Utilizar o computador (Word Pad) como recurso para escrita do nome

Metodologia:

1ª ETAPA:
Cada criança recebeu o alfabeto móvel para com o auxilio da filipeta da chamada tentar montar seu nome.







2ª ETAPA:

Cada criança recebeu seu nome para que identificassem (com auxilio das educadoras/ professora) a letra inicial no alfabeto da sala. Os nomes foram colocados no alfabeto abaixo da letra inicial que correspondia ao nome. Depois foi feita a contagem de quantas crianças começavam com a mesma letra.





3ª ETAPA:

As crianças foram divididas em pequenos grupos para irem até a sala do pré onde fica o computador do Kids Mart.
Cada criança recebeu a filipeta da chamada para digitar o seu nome e depois imprimi-lo.







4ª ETAPA:

Cada criança recebeu o nome impresso que digitou no computador para que fizessem a cópia do mesmo.








Avaliação:

Esta Sequência Didática foi produtiva, visto que as crianças participaram das atividades propostas com muito interesse principalmente na utilização do computador como recurso para escrita do nome. Algumas crianças conseguiram escrever seu nome com muita autonomia, outras apresentaram mais dificuldades, por isso daremos continuidade ao trabalho com a escrita do nome, para que as crianças consigam escrevê-lo com autonomia.